Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

Educação Infantil e creche

imagem estudantes

Creche para crianças de 0 a 2 anos e ensino fundamental para crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade.

Saiba mais...

Ensino fundamental I e II

Sample icon 2Nosso programa de ensino fundamental I e II que inclui alunos do 1º ano ao 9º ano.

Saiba mais...

Concursos e pré-vestibular

Conheça nossos cursos preparatórios para concursos e pré vestibular.

Saiba mais...

Crônicas - como trabalhar com adolescentes

Com o popularização da internet, facilidade em adquirir computador, celulares e televisores, ficou mais difícil propor a leitura de um bom livro aos adolescentes. Pior, nem os livros nem tão bons assim cairam na graça desses jovem da geração Y, X , Z.

E agora? O que fazer?

Sou fã da leitura por obra de uma avó lavadeira. Com 17 netos para criar e 10 trouxas de roupas para lavar, a metodologia era contar história para a criançada! Foi um bom começo, pois mesmo sabendo que minha querida avó era analfabeta eu já tinha noção que muitas das histórias poderiam estar naqueles livros de imagens bonitas da estantre da minha mãe. O que aconteceu? Prodígio na linguagem me alfabetizei com três a quatro anos de idade. E começou meu delicioso mundo da leitura.

Mas agora veio a pergunta: Como começar incentivar o gosto pela leitura com adolescentes que amam tecnologia ou odeiam ler até placas de propaganda? E ainda começar com crônica?

Na realidade a tarefa não é difícil: basta o professor ou o pai ser um leitor ou ao menos dispor de material escrito em casa... Segundo saber que gênero textual é a crônica. Não sabem? Uma dica de leitura bem simples: http://www.significados.com.br/cronica/

Terceiro, antes de avançar para grandes escritores clássicos que tal fazer um paralelo? Pois no século ou década que escreveram suas crônicas eram tão populares e possuiam uma linguagem tão popular como as crônicas de hoje. E é isso que o aluno deverá saber, se seu professor ou pais o conduzirem.

Eu indico uma jovem cronista, Nathalia Klein, que fez do seu diário virtual (olha a tecnologia da geração X, Y, Z) crônicas do seu dia dia com humor e criatividade virarem um programa de televisão: "Adorável pscicose" já na 3ª temporada pelo Multishow. Esse tipo de crônica agrada jovens mamãe e adolescentes moças: http://www.adoravelpsicose.com.br/ vale a pena visitar!

E aos nossos adolescentes? Então! Sabia que uma escritora brasileira vem fazendo sucesso escrevendo crônicas para pré-adolescentes e adolescentes com temas atuais, globais, virtuais mas sem esquecer da ética, valorização da família e ensinamentos bíblicos (mas estes estão implicitos nas obras, seus livros não tem interesse em catequizar ninguém, mas aferir preceitos de respeito e amor ao próximo). O nome da autora é Thalita Rebouças, e como escrevi, ela literalmente virou febre entre as escolas que valorizam a leitura e a escrita. Conheçam o seu site: http://www.thalita.com/site/

O Centro Educacional META, também não está atrás em formar leitores em potencial, e conhecendo a realidade inserida na vida dos nossos alunos também está trabalhando este gênero textual com a finalidade de que os adolescentes apreciem a leitura como prazer e não como tortura.

 

Indicamos dois livros, para que ajudem pais, professores e alunos:

Os alunos do Centro Educacional estão se preparando para escreverem suas próprias crônicas, faremos um livro! E alguns dos textos estarão publicados aqui! Quem tiver interesse no plano de aula sobre o estudo de crônicas, deixe um email para nós! Ou recado na nossa fam page: www.facebook.com/Meta.Concursos

 

Você está aqui: Página Inicial Portal de Notícias Crônicas - como trabalhar com adolescentes